terça-feira, 29 de março de 2016

Secundaristas do Rio resistem

Enquanto o cenário político nacional está de dar vergonha, estudantes secundaristas do Rio mostram que é possível resistir. Na semana passada, o Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, foi ocupado por estudantes que pedem melhorias na unidade, mas também lutam por melhores condições de estudo em toda a rede pública. O movimento apoia, ainda, a greve dos professores da rede, que estão com salários congelados – e agora atrasados. Ontem, foi a vez dos secundaristas do Colégio Estadual Gomes Freire de Andrade, na Penha, ocuparem a unidade. 

Nas escolas ocupadas há uma agenda de atividades lúdicas e
Lista de reivindicações do movimento estudantil
debates para conscientizar a comunidade escolar dos problemas enfrentados pela educação pública no período mais recente. Segundo dados da Comissão de Educação da Alerj, desde o primeiro governo Cabral (PMDB) foram fechadas 250 escolas em todo o estado. Os recentes cortes na educação, promovidos pelo governo Pezão (PMDB) agravam ainda mais o já caótico quadro da educação estadual.


Na pauta de reivindicações dos estudantes está o direito de eleger os diretores, aumento do tempo de aulas de disciplinas de Humanas, como Sociologia e Filosofia, a criação de uma grade obrigatória de disciplinas e de eletivas, o retorno de porteiros demitidos.

Os secundaristas do RJ lutam por merenda de qualidade, lutam contra a superlotação das turmas, lutam por uma educação inclusiva, lutam contra o currículo mínimo.

Secretaria de Educação entrará com mandado

Secretário de Educação do Rio, Antonio Vieira Neto informou em entrevista coletiva no dia 28 que entrará com ação de reintegração de posse do Mendes de Moraes. Está na hora de estudantes de outras escolas seguirem o exemplo e ocuparem os espaços.

Todo apoio à luta dos secundaristas do RJ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário