terça-feira, 3 de maio de 2016

O que é e o que não é feminismo

Há dias venho pensando neste texto, mas alguns imprevistos aconteceram e eu não pude concluir esta atualização. O objetivo é ser bem clara e objetiva sobre o que é e o que não é feminismo. Em tempos de redes sociais, as pessoas estão muito dispostas a falar toda sorte de abobrinhas. E também a acreditar em várias delas.

Vamos lá ao pequeno manual:

Feminismo é machismo ao contrário. ERRADO! Feminismo nasce da necessidade das mulheres serem tratadas com igualdade, terem os mesmos direitos e deveres sociais e igualdade de oportunidades que homens. Um exemplo exitoso disso é o direito ao voto. No entanto, ainda brigamos para recebermos os mesmos salários ao desempenhar as mesmas funções que homens. Brigamos para não sermos estupradas ao andarmos sozinhas à noite. O machismo, ao contrário, não visa à igualdade de gêneros, mas subalterniza a mulher.

Feminismo é odiar os homens. ERRADO! Ódio aos homens tem OUTRO nome: é misandria. Assim como o ódio às mulheres recebe um nome que não é machismo, mas misoginia. É possível que machistas exerçam a misoginia; assim como é possível que feministas exerçam a misandria. Mas, isso não é regra. Não se pode confundir.

Feminismo é ter medo de homens. ERRADO! Também existe como conceito o medo generalizado de homens e chama-se androfobia. É muito incentivado pelas violências de gênero, especialmente o estupro.

Feminazi são mal amadas. ERRADO! ERRADO! ERRADO! Primeiro, unir o termo "feminismo" ao termo "nazismo" é um equívoco gigantesco! Como disse acima, o feminismo visa à igualdade. O nazismo (estudar história é importante) não tinha nenhum compromisso com igualdade. Pelo contrário, em nome de uma "raça superior" e de um ódio a quem não se encaixava no padrão "ariano" judeus foram assassinados aos milhões. Depois, acusar feministas de serem mal amadas é mais uma desqualificação de gênero. Então só se luta contra violências, só se luta em defesa da igualdade, em defesa do respeito e das escolhas sobre si e seu corpo quem não recebe amor? Faz sentido isso? 

Lutam por igualdade, mas não reclamam de se aposentarem mais cedo. CERTO! A idade para a aposentadoria feminina é cinco anos menor que a masculina. Isto se deve principalmente às múltiplas tarefas da mulher na nossa sociedade: as jornadas de trabalho, com os filhos, com a casa e com o companheiro. Ainda recai majoritariamente sobre as mulheres a responsabilidade com os filhos: estarem bem alimentados, limpos, tirarem boas notas, crescerem, estarem com as vacinas em dia, saúde em dia. Ainda recai majoritariamente sobre as mulheres a responsabilidade com a casa: limpeza, organização, refeições prontas (e gostosas!), louças e roupas lavadas. Recai majoritariamente sobre as mulheres o compromisso com o casamento: "A mulher sábia edifica o lar". E a mulher moderna trabalha fora, estuda, busca qualificação cada vez maior. Esse conjunto de fatores sociais faz com que nos aposentemos cinco anos antes. Lembrando que os afazeres domésticos não são e nunca foram remunerados.

Lutam por igualdade, mas não são obrigadas a se alistarem. CERTO! Em geral, as feministas consideram não deveria existir alistamento militar obrigatório para ninguém. Você realmente nunca vai ver feministas querendo isso. Elas não querem nem mesmo para os homens. Esse problema aí vem lá das sociedades patriarcais, machistas... não tem relação nenhuma com o feminismo.

Não sou feminista, sou feminina. TÁ ÓTIMO! Feministas também podem ser femininas, podem ser masculinizadas, podem ser heterossexuais, podem ser lésbicas, podem ser o que quiserem. Qualquer mulher pode ser o que ela quiser. Qualquer ser humano deve ter condições de ser o que quiser, desde que isso não agrida fisicamente ou psicologicamente outras pessoas. Desde de que não impeça o direito de outros seres humanos. Então, ser feminista não é o contrário de exercer a feminilidade. Não são antônimos. Não são sinônimos. São coisas que não necessariamente se relacionam. Deu para entender?













Nenhum comentário:

Postar um comentário