terça-feira, 5 de abril de 2016

Janaína Paschoal vs. Dilma Rousseff: qual a questão?

O episódio mais recente envolvendo a jurista Janaína Paschoal – uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff –, em que ela aparece em vídeo discursando para um público na USP, fez-me lembrar da capa da revista Isto É da última semana. A referida publicação trouxe uma foto da presidente da República com expressões raivosas.

Houve reação imediata, sobretudo na internet, com o discurso de que a revista teria atribuído um tom
Capa da edição de Isto É do dia 1/4/2016
machista contra a mandatária máxima do país. A matéria principal intitula-se "Uma presidente fora de si". A chamada de capa: "As explosões nervosas da presidente". A legenda de uma das fotos traz a seguinte mensagem: "A presidente se entope de calmantes desde a eclosão da crise. Os medicamentos nem sempre surtem efeitos, atestam seus auxiliares". Outras expressões como "desvarios", "descontrole", "acessos", "tensão" e "desordem" são largamente utilizados na matéria central.

Apoiadores e não apoiadores do PT, mas que têm discurso de centro e de esquerda bradaram – a meu ver com razão – contra a revista. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-presidente Itamar Franco; o ex-presidente Fernando Collor e todos os demais ex-presidentes, eleitos ou não eleitos, jamais tiveram reportagens de capa sobre seu estado de humor, ataques de fúria ou uso de calmantes.

Tudo tem um porém

No entanto, o vídeo da Janaína Paschoal foi veiculado com os mesmos ares machistas que circundam
Imagem retirada do vídeo disponível no Youtube
a matéria da Isto É. Desta vez, apoiadores do governo replicam as imagens do discurso da jurista – que também demonstra uma expressão raivosa – com palavras e expressões como "descontrole", "fúria", "louca", "discurso ensandecido", "abalo emocional". Todos os elementos que fazem petistas ou contrários ao impeachment criticar a revista Isto É aparecem nos compartilhamentos, matérias e análises do vídeo – inclusive de veículos de comunicação identificados com a esquerda brasileira.

As críticas feitas a Dilma na revista Isto É e as críticas feitas a Janaína nas diversas formas relacionadas ao vídeo não me parecem mais uma parte da polarização em torno do impeachment. Parecem – estou convencida de que são – questão de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário