domingo, 17 de abril de 2016

O impeachment é, mesmo, contra a corrupção?

Vamos trocar umas idéias?

Aqui fala uma cidadã. Saio neste momento do meu lugar de jornalista. Para mim, o país já tem uma grande derrota: um processo de impeachment conduzido por um bandido. Isto, por si só, já nos coloca – a todos nós, brasileiros – como palhaços no centro de um grande picadeiro. Com o mundo todo rindo da nossa cara! Para começo de conversa, não dá pra chamar de sério um processo conduzido por um réu. No caso, o excelentíssimo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O que mais me choca são os discursos "contra a corrupção" que não questionam a sua posição de investigado e réu (vou repetir: réu!) da Lava-Jato. Vamos "desenhar"? Réu é aquela figura que esteve comprovadamente envolvida em um ou vários crimes e que deve responder por eles. No caso de Eduardo Cunha, o processo simplesmente não anda. Enquanto corre o de Dilma, que não é investigada pela Lava-Jato, cujas acusações de crimes não foram comprovadas – nem mesmo o de responsabilidade, Eduardo Cunha segue intocável! Aliás, intocável desde 1992, quando ele era presidente da Telerj (foi nomeado por Collor). Dá para entender?
Eduardo Cunha bancando uma de rei. Imagem da internet

Como ser a favor de um impeachment conduzido por um bandido? Um não, vários! Inclusive na Comissão do Impeachment, a maior parte dos deputados são investigados por crimes diversos. E sobra para os dois lados: respondem a processos tanto a turma do "fora, Dilma", quanto a do "fica, Dilma". Não são todos, tá gente, só mais da metade

Bem, a conclusão mais óbvia para mim é de que não dá para ir para rua dizer que está lutando contra a corrupção, não é mesmo? Este argumento, além de não fazer sentido, demonstra-se mentiroso! Não é para acabar com a corrupção. É para mantê-la. E voltarmos aos tempos em que se acreditava que estava tudo bem, porque não tinha ninguém investigando. Ninguém sendo preso. Tempos em que os chamados "crimes do colarinho branco" (lembram dessa expressão?) eram quase contos da carochinha de tão distantes da realidade do povo brasileiro.

Quem perde...

O governo Dilma é desastroso! Governa contra os trabalhadores. Temos, sim, que ir para as ruas (como já fiz várias vezes) protestar contra suas medidas fiscais, econômicas, contra a retirada de direitos. Temos que pressionar, combater o governo. E mesmo que o impeachment não aconteça, os trabalhadores estarão em maus lençóis. A política fiscal do governo Dilma é de cortes de direitos sociais! Não tenhamos ilusões.

Mas isto não é motivo para aceitar que haja um impeachment sem fundamento legal, sem provas de crime. Principalmente não dá para aceitar um processo instaurado e conduzido por uma quadrilha. Não dá para chamar isso de legítimo.

Mais vergonhoso do que ver parte da população gritar "fora, Dilma, somos contra a corrupção" é ver a imprensa brasileira claramente agindo como partido político, com lado definido a favor do impedimento da presidente. Dá vergonha ver jornais, telejornais e revistas veiculando matérias totalmente tendenciosas e que apontam Michel Temer como solução para o país.

A "Ponte para o Futuro", documento do PMDB para "tirar o Brasil da crise" é um horror. Leiam vocês mesmos. É para isso que defendem o impeachment. Futuro para quem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário